Em 1961, as quartas-feiras de março não seriam mais as mesmas. Logo após o Repórter Esso, começava na TV Tupi as aventuras do Vigilante Rodoviário, primeiro seriado brasileiro filmado em película de cinema. Criado pelo cineasta Ary Fernandes, junto com Alfredo Palácios, o programa apresentava as aventuras do vigilante com o ator Carlos Miranda, sempre acompanhado do fiel cão Lobo, pelas estradas e ruas das grandes cidades, levando segurança, proteção e mensagens educativas para crianças e adultos.
A bordo de um Simca Chambord, ou montado em uma moto Harley Davidson, a dupla se tornou um dos maiores sucessos da Tv na época, mesmo com apenas 38 episódios filmados.
O patrulheiro ficou tão conhecido que o ator Carlos Miranda acabou ingressando na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1965. Em 1998 foi para a reserva como tenente-coronel, e até hoje participa de campanhas para a conscientização do trabalho feito pela Polícia Militar em prol da população.
A série "O Vigilante Rodoviário" é um marco da história da televisão brasileira, um fenômeno de público digno de se objeto de estudos pelas escolas especializadas em cursos de sociologia, antropologia, propaganda e marketing, cinema, teatro e televisão, que com o passar das décadas ainda se mostra atual, servindo de exemplo para as gerações contemporâneas.
Carlos Miranda
Cel.: (19) 9643-6781 ou (11) 9621-9341
e-mail: vigilantecarlosmiranda@uol.com.br
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Aviso: Dependendo da velocidade da conexão é necessário aguardar alguns segundos para que o efeito carrege totalmente (ver escala no canto inferior esquerdo)
Aguarde, em breve mais conteúdo