Campinas Virtual - Portal de negócios, serviços, Internet, lazer, gastronomia, arte, diversão, cultura de Campinas e região.


Valério Design - Soluções em web e mídia impressa

Significado dos Emblemas dos automóveis

Conheça o Significado dos Emblemas dos automóveis

Saiba [+]

 


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Anuncie no site

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fale conosco

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Este site fica melhor visualizado no

Firefox 2

baixe a versão aqui

 

Anuncie no site

Significado dos Emblemas dos automóveis

Mais que simples símbolos de identificação das marcas dos fabricantes de automóveis, os Emblemas trazem em sua maioria diversos apectos da hisótira da marca. Fatos e curiosidades que contribuem para despertar a curiosidade dos apaixonados por carros.

O final do século passado foi acompanhado pelo surgimento das primeiras fábricas de automóveis e seus logotipos, como escuderias, agremiações esportivas e outras associações. Já no início os fabricantes de automóveis, seguindo uma tradicão que surgiu na Idade Média, utilizavam símbolos para identificação dos modelos.

 

Veja abaixo o significado dos principais na história do automóvel:

Aston Martin

Com sede na cidade inglesa Gaydon, Warwickshire, a Aston Martin Lagonda Limited teve seu nome inspirado na prova de subida de montanha de Aston Clinton, e no nome do seu fundador: Lionel Martin.

Aston Martin

AudiAudi

Possui quatro argolas unidas que representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW.

No dia 1º de janeiro de 1985, aAuto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

Evolução do símbolo

Evolução do emblema da Audi


Alfa RomeoAlfa Romeo

Seu símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa).

O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.

 

Evolução do emblema Alfa Romeo

Evolução do símbolo

 

Evolução do símbolo BMWBMW

Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917.

Possui representado em seu símbolo uma hélice de avião, nas cores azul e preta proveniente de uma antiga bandeira da Baviera. Tem como sigla a palavra BMW que é a abreviatura de Fábrica de Motores da Baviera (Bayerische Motoren Werke).

 

 


Buick

Criada em 1903 pelo americano David Dunbar Buick, a marca iniciou suas atividades como um fabricante independente de carros. Posteriormente foi parar nas mãos de Willian Durant e tornou-se uma potência e Durant comprou outras marcas e juntou-as num único grupo, o General Motors.

Buick

Buick

CadillacCadillac

A marca pertence ao grupo General Motors, famosa, tem seu seu emblema derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da empresa.

Um verdadeiro clássico, com carros que marcaram época e foram motivo de admiração no mundo todo.

Evolução do símbolo

Evolução do emblema Cadillac

Chevrolet

ChevroletTem seu emblema em forma de gravata borboleta, que segundo a lenda foi baseado em uma ilustração do papel de parede de um hotel em Paris, que um dos fundadores da marca William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant
guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel
que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

Chrysler Chrysler

A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. Atualmente a marca utiliza como símbolo um escudo com asas, utilizado entre as décadas de 30 e 50.

 

CitroënCitroën

 

O símbolo possui dois "V" invertidos, que na França são conhecidos como " Deux Chevron", que simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.

Este construiu armamentos para França durante a Primeira Guerra Mundial - depois da guerra ele tinha uma fábrica e nenhum produto. Em 1919 começou a produzir automóveis, começando com o modelo convencional tipo A. O símbolo da companhia, ainda usado até hoje, é o "double chevron", referenciando o trabalho anterior da Citroën a engrenagem ou hélice helicoidal.

DKW-Vemag

DKW Vemag

Inaugurada pelo presidente JK em 1955, a antiga Vemag - Veículos e Máquinas Agrícolas dedicava-se, desde 1945, à importação de veículos Studebaker dos Estados Unidos, bem como à fabricação de tratores.

A união com a empresa alemã DKW no ano de 1957 deu origem ao primeiro modelo brasileiro da marca, a camioneta Vemaguet, motor 3 cilindros de 2 tempos.

Dodge

Dodge

Seu emblema tem um Cabrito Montanhes que simboliza a cidade de Dodge que fica localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.

Atualmente a marca pertence à Chrysler.

 

 

Ferrari:

Ferrari

O famoso símbolo da Ferrari é um cavalo negro empinado em um fundo amarelo, sempre com as letras S F de Scuderia Ferrari. O cavalo era originalmente o símbolo do Conde Francesco Baracca, um lendário "asso" (ás) da força aérea italiana durante a I Guerra Mundial, que o pintou na lateral de seus aviões.

Baracca queria o cavalo empinado em seus aviões porque o seu esquadrão, os "Battaglione Aviatori", foi inscrito num regimento da Cavalaria (forças aéreas estavam nos seus primeiros anos e não tinham administração separada), e também porque ele mesmo tinha a reputação de melhor cavaliere (cavaleiro) de sua equipe.

Em 17 de Junho de 1923, Enzo Ferrari ganhou uma corrida no circuito de Savio em Ravenna e lá ele conheceu a Condessa Paolina, mãe de Baracca. A Condessa pediu que ele usasse o cavalo em seus carros, sugerindo que isso lhe daria boa sorte, mas a primeira corrida na qual a Alfa permitiu o uso do cavalo nos carros da Scuderia foi onze anos depois, nas 24 Horas de Spa em 1932. Ferrari ganhou. Ferrari continuou a utilizar o cavalo negro, contudo adicionou um fundo amarelo porque era a cor símbolo de sua terra natal, Modena.

O cavalo empinado não foi sempre identificado como marca apenas da Ferrari: Fabio Taglioni o usou também nas suas motocicletas Ducati. O pai de Tagliani foi de fato um companheiro de Baracca e lutou com ele no 91º Esquadrão Aéreo, mas ao passo que a fama da Ferrari cresceu, Ducati abandonou o cavalo; esse pode ter sido o resultado de um acordo privativo entre as duas marcas. O Cavalo empinado é hoje uma marca registrada da Ferrari.

FIATFiat

O nome FIAT é um acrónimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.

O logótipo da marca sofreu bastantes evoluções no decorrer dos anos. O primeiro logótipo da Fiat foi criado pelo pintor turinense Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário. Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes as carruagens. Trazia por extenso a razão social da empresa: Fabbrica Italiana di Automobili Torino e o número do chassis do veículo. A sigla não era o nome oficial da empresa, mas apenas a marca reservada ao produto.

Atualmente, O 15º logotipo é uma variante em estilo mais moderno do emblema usado pela companhia nos anos 20 (4º logótipo). Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, vem com a moldura e inscrição prateadas, com caracteres de corpo mais largo do que os símbolos históricos, sobre um fundo azul ponteado opaco e 72 milímetros de diâmetro.

Os famosos quatro losangos inclinados 18 graus permanecem na parte posterior dos modelos como assinatura inconfundível da empresa. O objectivo em relançar o logotipo, e justamente associar as glórias daquele período, quando suas máquinas eram imbatíveis no automobilismo de competição, com a solidez e a modernidade do presente.

Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fabricados pela Fiat no século passado.

Evolução do emblema FIAT

 

Evolução do símbolo FordFord

Ford

Seu símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase
inalterado desde a fundação da empresa, em 1903.

Serve de inspiração atualmente para os grandes carros da marca.

 

 

 

 

 

HondaHyndai

A marca sul-coreana Hyundai foi fundada Hyundai Engineering and Construction Company data de 1947 sendo fundada por Chung Ju-Yung. Hyundai, em coreano que significa: modernidade. O símbolo da marca frabricante de automóveis e de navios consiste no "H" alusivo à sua denominação. No entanto, este "H" encontra-se relativamente inclinado para a direita, simbolizando um caminho para o futuro.

 

HondaHonda

A marca foi fundada em 24 de setembro de 1948 quando por Soichiro Honda em meio ao processo de reconstrução do Japão depois do país ser devastado pela Segunda Guerra Mundial.

Ele sempre foi um apaixonado por motores desde pequeno, começou sua carreira como mecâninco até o lugar que trabalhava ser destruído pelos bombardeios da guerra.

Seu primeiro invento foi um motor auxiliar para bicicletas que foi batizado de A-type, usado em seu primeiro protótipo da marca HONDA em 1949, a motoneta Dream D com motor dois tempos de 98cc.

Com investimentos na fábrica e em tecnologi passou a fabricar as motos mais baratas e econômicas do mercado, e contribui para que a marca ganhar adminiradores em outros países.

O símbolo da marca hoje utiliza a letra H em memória ao seu criador

JaguarJaguar

Antigamente chamava-se SS, por motivos politícos (depois da II Guerra Mundial) foi eliminado.

 

 

JeepJeep

Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.

 

LadaLada

A empresa foi contruida entre 1966-72 com ajuda da Fiat. A fábrica da Lada fica ao sul de Moscovo, nas margens do Woga.

O logo representa um barco típico utilizado nessa zona do Woga.


LamborghiniLamborghini

O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático.

Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.

 

LanciaLancia

O logo foi desenhado pelo conde Biscaretti, o logo significa, Volante= carro e bandeira= desporto

 

 

LotusLotus

O nome vem da flor-de-lótus, e as iniciais ACBC no logotipo da empresa significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca, morto em 1982 e que que revolucionou a F1.

De fato, a lotus tem uma participação activa nos campeonatos de F1.

Kia MotorsKIA

Traduzido do Coreano significa "Ascenção do Oriente", o simbolo oval representa o mundo.

 

 

MaseratiMaserati

O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha.

A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

 

Mazda

O M é de Jujiro Matsuda fundador da Mazda e de Ahura Masdah, deus do fogo e da Luz

Evolucao emblema Mazda

 

Mercedes BenzMercedes-Benz

A Mercedes-Benz é atualmente a maior fabricante de automóveis da Alemanha, e a mais antiga montadora de automóveis do mundo. A famosa estrela que representa a marca surgiu em 1909, a partir de uma ideia dos filhos de Gottlieb Daimler, Paul e Adolf, cada ponta da estrela representa: Terra, ar e mar.

O nome, Mercedes-Benz, foi usado pela primeira vez em 1926, quando Gottlieb Daimler e Karl Friedrich Benz, que já produziam e comercializavam veículos separadamente, uniram esforços e passaram a trabalhar em conjunto. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.

Evolução do emblema Mercedez-Benz

MitsubishiMitsubishi

Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade .

O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante.

Empresa multinacional de origem japonesa. Domina diversos ramos da indústria, desde a indústria de eletrônicos, naval, automobilística, atuando inclusive como empresa financeira/bancária.

Tendo como termo de comparação os diamantes, o logotipo da marca e o nome são a representação da durabilidade e beleza dos seus produtos. Representa ainda o domínio do ar, da terra e dos mares, meios quem que actua.

Evolução do emblema Mitsubishi

NissanNissan

A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso".

A palavra Nissan significa "Indústria japonesa", sendo o nome da marca alusivo país fabricante de origem. O objectivo da marca era remeter para o "sinceridade leva ao sucesso". Com a reestruturação da marca o seu logotipo foi alterado, mantendo-se o nome da marca no centro de um círculo, que simboliza universalidade.

 

Opel

OpelO símbolo da Opel evolui ao longo dos tempos, o seu logotipo inicial era alusivo a duas máquinas de costura, uma vez que a primeira área de negócio da marca foi precisamente produção de máquinas de coser. Quando passou a fabricar bicicletas adoptou um outro logotipo, e quando se iniciou no setor de automóvel optou por criar o logotipo que hoje conhecemos, embora não com um design tão atual. O emblema consiste num relâmpago no centro de um círculo, combinado a estabilidade e plenitude do círculo com a imprevisibilidade do relâmpago. 

PeugeotPeugeot

O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.

Peugeot é uma marca francesa, produtora de carros e atualmente pertencente ao Grupo PSA Peugeot Citröen. O emblema da Peugeot evoluiu a partir da imagem de um leão, agregando elementos para garantir maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação. Valorizou-se a imagem de uma empresa dinâmica, porém sem deixar de lado a tradição de um nome sempre ligado ao pioneirismo.

Evolução do emblema Peugeot

PorschePorsche

São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg, é lá que fica a cidade de Stutgartt, na Alemanha, sede da empresa. No centro, há um cavalo preto empinado, símbolo desta cidade, antigamente utilizado nos uniformes de guerra do exército local.

Em 1949, um ano depois de ter sido fundada, a Porsche adoptou definitivamente o emblema, desde então presente no capô dianteiro de todos os modelos de linha e nos carros de competição por ela fabricados.

 

PumaPuma

Iniciou sua produção em 1964 usando a mecânica do DKW e, em 1967, mudou para a mecânica do Fusca. Os primeiros "Pumas", na verdade DKW-Malzoni
 foram feitos para correr e, de fato, sempre brilharam em Interlagos.

Foram exportados para diversos países, principalmente para os EUA, entre 1970 e
1980.

 

QuadrifoglioQuadrifoglio

O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália).

A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.

 

Renaut

Teve como seu primeiro símbolo em 1898 dois "R" em homenagem aos irmãos dundadores da marca Marcel e Louis Renaut.

No ano de 1925 a marca adota o Losango, que parece um diamante, como sofisticação e prestígio.

Até os dias atuais teve quadro mudanças em seu visual.

Evolução do emblema Renault

Roll RoyceRolls Royce

No início o "R" duplo era estampado na cor vermelha, mas em 1910 as letras se tornaram pretas em sinal de luto pela morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933).

 

RoverRover

O barco simboliza "os maiores viajantes dos tempos" do mundo, os vikings.

 

 

 

Saab ScaniaSaab

O desenho circular possui um animal mitológico com cabeça de água e garras de leão no seu interior, que é símbolo da vigilância, e tem o azul da marinha como cor de fundo.

A marca sueca teve início como fabricante de aviões em 1938. O nome deriva de Svenska Aeroplan Akteebolaget. Em 1959 começa a produzir automóveis. Uma das marcas sob controle da GM.

 

SEATSEAT

Foi fundada em 1950 no Instituto Nacional de Industria“ (INI) em cooperação com a Fiat S.p. O logo anterior tinha um fundo azul (fiat), actualmente o vermelho significa, Passion, sportyness and dynamics

 

SimcaSimca

A marca francesa nasceu como uma importadora de carros da Fiat, e era as iniciais de Sociedade Industrial de Mecânica e Carrocerias Automóveis.

Marca de prestígio no Brasil, mesmo com a negativa fama de ser frágil conseguiu produzir belos modelos como o Chambor, que depois virou Tufão

SubaruSubaru

A marca adotou uma constelação como símbolo, que na língua japonesa Subaru tem o significado de "plêiade" (conjunto de estrelas).

 

ToyotaToyota

O desenho consiste em 3 elipses entrelaçadas. Em termos geométricos, uma elipse possui dois pontos centrais: um deles é o coração dos clientes e o outro é o coração do produto. A elipse maior unifica os dois corações. A combinação das elipses vertical e horizontal simboliza o "T" de Toyota. O espaço do fundo representa o contínuo avanço do desenvolvimento tecnológico da Toyota e as ilimitadas oportunidades à nossa frente.

 

Volkswagen

A marca é um dos mais familiar símbolo entre as marcas de veículos. O círculo envolve as letras "V" e "W", que são as iniciais das palavras alemãs volks (povo) e wagen (vagão, veículo), que significam carro do povo, ou popular.

O carro foi encomendado pelo governo alemão, durante a segunda guerra, ao engenheiro Ferdinand Porsche, foi projetado para ser resistente e de fácil manutenção, os veículos usavam motores refrigerados a ar até pouco tempo atrás.

Desde os primeiros tempos da Volkswagen, o logo com a letras V e W juntas dentro de uma "bolacha", foi o símbolo da DAF (Deutsche Arbeitsfront), um tipo de sindicato da antiga fábrica Volkswagen GmbH. Este logo foi registrado em 1938.

O logotipo "cruzado" da Volkswagen foi registrado em outubro de 1948 no Departamento Alemão de Patentes em Munique e, desde então, tem sido usado em diferentes variantes. Já foi levemente modificado, preto no branco, mais tarde azul no branco ou branco no preto ou azul. Em 2000 foi feita uma adaptação tridimensional.

Após a 2a Guerra a companhia foi tomada pelo ingleses. O Major britânico Ivan Hirst decidiu que a partir de 1945 a "bolacha" com as letras V e W deveria ser o logo oficial da Volkswagen. Até hoje o criador deste logo é desconhecido.

Volkswagen

VolvoVolvo

O símbolo era utilizado por alquimistas para representar o metal, a marca sueca se utilizou dele como alusão à durabilidade de seus veículos. Por utilizar o símbolo da masculinidade a marca foi muito contestada pelos movimentos feministas na Europa.


Obrigado por sua visita, volte sempre!

< voltar

 

Site em Constante atualização.

Aguarde, em breve mais conteúdo.