No ano de 1969 chegava ao mercado dos Estados Unidos o Ford Maverick. O carro se baseava nos modelos Falcon, Fairlane e Mustang, porém com melhor dirigibilidade e comportamento dinâmico - era considerado a versão familiar do Mustang.
O modelo chegou ao mercado com um motor usado no Ford Falcon, um seis cilindros em linha Thriftpower Six, com comandos de válvulas no bloco, válvular no cabeçote e duas opções de cilindrada: um com 2,8 litros de 82cv, o outro com 3,3 litros e 91cv de potência.
Um outro modelo foi lançado em 1970, com motor mais potente de 4,1 litros e 98 cv, o carro tinha dois tipos de câmbio, manual e automático de três marchas, freios a disco e ar condicionado como opçionais. Em 1971 a Ford lança outro modelo com o famoso motor canadense 302 V8 de 4,9 litros com 143 cv de potência.
No ano de 1973 é lançado no mercado brasileiro o Ford Maverick, o modelo chegava para competir com outro nacional, o Chevrolet Opala. O carro foi escolhido por questões práticas - o carro eleito através de pesquisa no Brasil era o europeu Ford Taurus (carro mais moderno e bonito) que exigiria grandes investimentos para o desenvolvimento de um novo motor.
Praticamente igual ao modelo dos Estados Unidos de 1970, possuia três versões: Super, Super Luxo e o esportivo GT. Para as duas primeiras eram usados um motor de 6 cilindros de 3.0 litros, de 112 cavalos de potência já usado no Aero Willys. Porém esses números eram insuficientes para um carro pesado de 1.340 quilos e meses depois chegava a linha GT - que contava com um poderoso motor V8 canadense (país onde era produzido o propulsor) que logo ficou famoso - para brigar de igual para igual com o Dodge CHarger V8 de 5,2 litros e o Opala SS de seis cilindros em linha de 4,1 litros.
O modelo esportivo, e melhor equipado, atingia a velocidade máxima de 180 km/h fazendo de 0 a 100 em 11 segundos. Apesar do bom rendimento do motor o carro tinha vários problemas como freios ineficientes, alto consumo de combustível e superaquecimento do motor, somente esse último foi resolvido pela Ford com o tempo. O modelo teve sua linha de montagem interrompida em Abril de 1979 com mais de 108 mil unidades fabricadas, no lugar a Ford do Brasil iniciou a produção do Corcel II.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
Aviso: Dependendo da velocidade da conexão é necessário aguardar alguns segundos para que o efeito carrege totalmente (ver escala no canto inferior esquerdo)
Aguarde, em breve mais conteúdo.