O Fittipaldi FD-04 é o primeiro carro brasileiro de Fórmula 1 pilotado por Emerson Fittipaldi. O modelo foi utilizado na temporada de 1977 pela única escuderia brasileira a correr na Fórmula 1. Segundo veículo recuperado pela fabricante de autopeças Dana, como parte do programa de restauração dos ícones da mobilidade brasileira. O primeiro da equipe foi o FD-01, pilotado por Wilsinho Fittipaldi.
Motor: Cosworth DFV 8 cilindros em V (90º), 2 993 cm3, 470 HP a 10 500 RPM.
Transmissão: Câmbio Hewland TL-200 de 5 marchas + ré.
Sistema de tração: semi-eixos Dana-Albarus série 1330 com entalhe deslizante e juntas universais.
Sistema de arrefecimento: água - 2 radiadores geminados, colocados na parte traseira. Capacidade total de 13 litros.
Óleo: 2 radiadores de óleo, sistema de cárter seco. Capacidade de 10 litros.
Direção: sistema de pinhão e cremalheira.
Suspensão dianteira: triângulo superior ajustável. Altura da suspensão variável, mantendo a mesma geometria. Geometria variável. Barra estabilizadora tububar ajustável, triângulo inferior ajustável. Anti-drive variável.
Rodas: largura 10", diâmetro 13"".
Pneus: Goodyear.
Suspensão traseira: link superior ajustável, pivotado em juntas esféricas. Dois braços paralelos inferiores ajustáveis. Molas e amortecedores coaxiais aplicados à manga de eixo anti-squat variável. Barras estabilizadoras tubulares ajustáveis.
Sistema elétrico: 12 volts, chicote antiinflamável, inteiramente destacável na altura do motor.
Freios dianteios: a disco, junto à roda. Pinças com cilindros duplos. Traseiros: a disco, acoplados à caixa de câmbio. Pinças com cilindros duplos.
Distância entre eixos: 2,41m. Alternativa: 2,35m, Bitola dianteira: 1,50m. Alternativa: 1,40m. Bitola traseira: 1,50m,. Alternativa: 1,60m.
Comprimento total: 4,60m. Peso: 590kg. Largura máxima da carroceria: 1,05m. Distribuição de peso: 36% / 64% frente/traseira.
Monochoque: construído em chapas de duralumínio.
Possui 3 cavernas estruturais feitas em chapas de ligas especiais de alumínio e liga de aço. Barra anticapotagem (santantônio) feita em aço, envolvendo toda a parte superior. Duas semicarvernas em duralumínio na parte anterior dos tanques de gasolina. Alojamentos dos tanques laterais em chapa dura envolvida por uma camada de espuma poliuretano que, juntamente com um laminado em fibra de vidro, forma uma estrutura deformável com uma espessura de 100mm. Fundo dos alojamentos revestido com chapa composta de 10mm de espessura.
Reservatórios de combustível: 3. Um central, com capacidade de 60 litros, e 2 laterais, com capacidade de 65 litros cada. Os reservatórios são feitos em borracha com espuma em seu interior.
Projetista: Ricardo Divila.
Construtor: Fittipaldi Empreendimentos S.A. - Divisão de Competição.